TRAJETÓRIAS DE MOBILIZAÇÃO PELO APRENDER DE EGRESSAS DA EJA QUE SE TORNARAM PROFESSORAS

UMA CONTRIBUIÇÃO À SOCIOLOGIA DO ÊXITO IMPROVÁVEL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40777

Resumen

Instigados por uma sociologia estatisticamente improvável, objetivamos explicar o que mobiliza estudantes pobres, com histórico de fracasso na escola regular, a retomar seus estudos na Educação de Jovens e Adultos, adentrarem na universidade e ascenderem socialmente por meio da educação. Para isso, no campo das teorias pedagógicas referenciamo-nos no conceito de educação transgressora (de Bell Hooks) de modo geral, e da pedagogia do oprimido (exposta por Paulo Freire), de maneira mais específica. No campo das teorias sociológicas, pontuamos a relação com o saber (estudada por Charlot); e teoria dos campos, ethos e illusio (estudadas por Bourdieu); já no campo das teorias psicológicas, apresentamos a resiliência (proposta por Cyrulnik), todas em consonância com a sociologia do êxito improvável de Xypas, para explicar tal fenômeno. Nessa perspectiva, desenhamos uma pesquisa qualitativa, exploratória, com estudo de casos de duas egressas da EJA, que através de entrevista semiestruturada aprofundada e autorreflexiva da situação vivida, revelam seus fracassos e destacam seus sucessos na escola da segunda chance. As entrevistas nos ajudaram a refletir conjunturas históricas da vida da mulher na sociedade, bem como suas experiências em uma modalidade educacional marcada pelo negacionismo, omissão e descaso. Em se tratando de suas relações com o saber, a pesquisa nos revelou um enorme desejo pessoal e mobilização pelo aprendizado, enquanto um objeto que fizesse sentido a elas. Revisitar as próprias memórias da educação escolar, e narrá-las, possibilitou para nossas entrevistadas egressas da EJA um momento de reflexões sobre si mesmas e dos seus lugares em seus tempos próprios.

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Biografía del autor/a

Pedro Bruno Lima Pereira, UERN

Bacharel em Humanidades e Licenciado em Pedagogia pela Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Especialista em Docência no Ensino Superior e em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor da educação básica.

Constantin Xypas, UERN

Possui Licence ès lettres classiques et histoire - Université d'Athènes, Grecia (1972). -Graduação em Licence en sciences de l'éducation - Université de Caen Basse Normandie (1974). Mestrado em Diplôme d'Etudes Approfondies (DEA) - Université de Caen (1976) e Doutorado em Educação - Université de Caen, França (1978). Foi Professor Associado na Université de Constantine, Algéria (1977-1982). - Professor Titular na Université Catholique de l'Ouest (UCO), França e coordenador do Doutorado em ciencias da educação (1983-2012). Professor colaborador orientador de dissertações de Mestrado e de teses de Doutorado na Universidade de Nantes, França (2003-2012). Em paralelo, entre 2001 e 2012, foi Professor Associado em duas Universidades no Canadá: na Universidade de Sherbrooke e na Universidade do Québec à Trois-Rivières. No Brasil, entre 2012 e 2018, foi Professor Visitante na UERN, Pau dos Ferros, atuando no Mestrado Profletras, assim como na UERN, Mossoró, atuando no Mestrado Interdisciplinar em Ciencias Sociais. De 2018 à 2022, foi Professor Visitante associado da Universidade Federal de Pernambuco UFPE-CAA, no PPGECM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Psicologia da Educação e Formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: Êxito escolar de alunos de origem popular; Relação com o saber; Promover o bem-estar docente à luz da Psicologia positiva. Orientei 39 dissertações de Mestrado e 07 teses de Doutorado. Em 2014 recebeu o Doutorado Honoris Causa da Univerité du Québec à Trois-Rivières, Canadá

Publicado

2023-10-01

Cómo citar

Lima Pereira, P. B., & Xypas, C. (2023). TRAJETÓRIAS DE MOBILIZAÇÃO PELO APRENDER DE EGRESSAS DA EJA QUE SE TORNARAM PROFESSORAS: UMA CONTRIBUIÇÃO À SOCIOLOGIA DO ÊXITO IMPROVÁVEL. Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40777