PRÁTICAS COLABORATIVAS NA EDUCAÇÃO

UMA DESCRIÇÃO DA LITERATURA ATUAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37156

Resumen

O trabalho desenvolvido no ensino comum constitui um desafio para todos os profissionais, principalmente quando envolve alunos amparados pela Educação Especial, dadas as especificidades que apresentam. Nestes casos, as práticas colaborativas entre os professores de ensino comum e os profissionais de apoio escolar têm se configurado como uma forma de organização adequada para dar resposta aos desafios da educação inclusiva. Compreender como elas vêm sendo descritas pela literatura atual constitui o objetivo desta pesquisa, de abordagem qualitativa e aporte bibliográfico. As análises dos 13 materiais selecionados possibilitaram a constituição de duas categorias centrais de análise: bidocência/cooperação/coensino/colaboração, que explora os usos desses termos na constituição de práticas colaborativas, e; trabalho em grupo/conjunto, que problematiza a organização dessa forma específica de trabalho. Os resultados permitem afirmar que o trabalho colaborativo favorece as relações interpessoais entre profissionais envolvidos e amplia possibilidades de atuação, a partir de uma racionalidade inclusiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gleici Cristina Walker, Instituto Federal de Santa Catarina

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Especialista em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Professora da rede municipal de´ Educação de Chapecó - SC. Integra do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS).

Patrícia Graff, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão e da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias Educacionais.

Publicado

2022-09-05

Cómo citar

Walker, G. C., & Graff, P. (2022). PRÁTICAS COLABORATIVAS NA EDUCAÇÃO: UMA DESCRIÇÃO DA LITERATURA ATUAL. Educação Em Foco, 27(1), 27042. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37156