SOCIOLINGUÍSTICA E LETRAMENTO CIENTÍFICO
UMA COMBINAÇÃO PROMISSORA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36439Resumen
O ensino da língua portuguesa, na maioria das escolas brasileiras, pauta-se na prescrição de regras da Gramática Normativa e, à luz de tal abordagem, pouco espaço é dedicado a reflexões acerca da heterogeneidade da língua, bem como ao fenômeno da variação linguística. Quando essa temática é levada para as salas de aula da educação básica, os professores costumam apresentar aos alunos noções superficiais do que seja variação linguística e, por vezes, acabam associando as variedades linguísticas populares a “erros” ou a exemplos estereotipados e estigmatizados da língua em uso.. Em oposição a esse modelo tradicional de ensino, acreditamos em propostas didáticas inovadoras para o ensino de Língua Portuguesa que visem à formação de sujeitos críticos e protagonistas de seu processo de aprendizagem, capazes de se comunicarem nas mais diversas práticas sociais da linguagem. Assim, neste artigo, apresentaremos algumas reflexões acerca de ações didáticas que acreditamos poderem ser implementadas em aulas de língua portuguesa da educação básica, a partir da união das contribuições da sociolinguística e do letramento científico ao ensino de língua portuguesa. União esta bastante desafiadora e que requer investimentos em educação continuada, porém possível, tal como já atestam as pesquisas desenvolvidas por Oliveira (2021) e Silva (2021), no âmbito do Profletras/UFU. Com isso, pretendemos demonstrar o quão importante e produtivo é levar a pesquisa sociolinguística para dentro da sala de aula da educação básica, contribuindo, assim, para a formação de alunos pesquisadores da própria língua e, por conseguinte, protagonistas do seu aprendizado.
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