CONSTRUCCIÓN SOCIAL DE GÉNERO ARTÍCULO DE LECTURA DIALOGADA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36366Resumen
Este artigo relata a emergência de um novo gênero textual, o artigo de leitura dialogada, como resultado de vivências significativas de usos sociais da língua por alunos de um 9º ano, numa escola privada de educação básica. Tais vivências foram instauradas a partir de uma pesquisa participante informada pela abordagem da educação científica e, assim, contribuiu para inovação do processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. O objetivo foi aprimorar habilidades de leitura, escrita e análise linguística contextualizada, de forma a fortalecer a autonomia dos estudantes colaboradores como leitores críticos e produtores de textos escritos. A investigação teve como orientação teórica alguns estudos dos letramentos, com contribuições de pressupostos da Educação Científica e da Linguística Textual. A intervenção pedagógica envolveu práticas de investigação em aulas de Língua Portuguesa a partir da leitura e análise de anúncios publicitários e de propagandas. Para tanto, organizou-se uma unidade didática que teve como estratégia pedagógica um Circuito Curricular Mediado por Gêneros, inspirado em pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional. Como resultado, os estudantes aprimoraram a proficiência em leitura, expressando percepções mais profundas, complexas e críticas. Também, aperfeiçoaram a habilidade de escrita, fazendo-se autores de textos incomuns no processo de escolarização, elaborados a partir de pesquisas e análises de natureza científica. Dentre esses textos, viu-se emergir uma outra modalidade de artigo, a que se categorizou artigo de leitura dialogada.
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