A IMPORTÂNCIA DO COMANDO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36351Resumen
As discussões deste trabalho são advindas de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), tendo como objeto uma intervenção didática instrumentalizada pela metodologia das sequências didáticas de gêneros desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Genebra filiados ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). O objetivo do artigo é mostrar a importância da construção dos enunciados de comando das proposições de produção de textos argumentativos, como é o caso da carta do leitor argumentativa, objeto de ensino da sequência didática em foco. Os preceitos teóricos que fundamentam nossas análises são advindos dos estudos do ISD, sobretudo, no que diz respeito à planificação das sequências textuais. Como objeto de análise e reflexão, trazemos o processo de desenvolvimento da etapa da primeira produção da sequência didática da carta do leitor argumentativa, assim como versões diferentes do texto de um aluno. Os resultados evidenciam que explicitar a questão polêmica motivadora da escrita em forma de pergunta, no enunciado de comando da proposta de produção textual, contribui para que os alunos representem com mais clareza o referente textual como controverso e organizem a textualização a partir da lógica da sequência argumentativa.
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