SOBRE A PEDAGOGIA CRIADORA DE PAULO FREIRE

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DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36110

Resumen

Este artigo trata do caráter criador da proposta pedagógica de Paulo Freire, com atenção para a “pedagogia do oprimido”, indicando algumas das questões relevantes que teve de enfrentar, discutir e superar para fundamentar seu projeto de educação como prática de liberdade em oposição à tendência conservadora existente em quase todos os níveis das práticas educativas. Entre essas questões, destaca a do imperativo de superação das contradições nas relações entre educadores e educandos, em especial as que ocorrem no que chamou de educação “bancária”, e a questão relativa à importância de negar as representações não contraditórias das contradições. Faz o confronto entre a crença no saber como ato de reprodução e a sua realidade como ato de criação e o que representam na educação. Compara e encontra afinidades da proposta de Paulo Freire com a pedagogia da razão e da imaginação de Bachelard e com a função pedagógica, libertadora e integrativa da dialética de Platão.

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Biografía del autor/a

Valter Duarte Ferreira Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professor Titular de Ciência Política da UERJ e da UFRJ. Rio de Janeiro, RJ. Brasil

Publicado

2021-12-08

Cómo citar

Ferreira Filho, V. D. (2021). SOBRE A PEDAGOGIA CRIADORA DE PAULO FREIRE. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26036. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36110