SOBRE A PEDAGOGIA CRIADORA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36110Resumen
Este artigo trata do caráter criador da proposta pedagógica de Paulo Freire, com atenção para a “pedagogia do oprimido”, indicando algumas das questões relevantes que teve de enfrentar, discutir e superar para fundamentar seu projeto de educação como prática de liberdade em oposição à tendência conservadora existente em quase todos os níveis das práticas educativas. Entre essas questões, destaca a do imperativo de superação das contradições nas relações entre educadores e educandos, em especial as que ocorrem no que chamou de educação “bancária”, e a questão relativa à importância de negar as representações não contraditórias das contradições. Faz o confronto entre a crença no saber como ato de reprodução e a sua realidade como ato de criação e o que representam na educação. Compara e encontra afinidades da proposta de Paulo Freire com a pedagogia da razão e da imaginação de Bachelard e com a função pedagógica, libertadora e integrativa da dialética de Platão.
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