SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À ATUAÇÃO EM CURSO DE GASTRONOMIA A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35857Resumen
Os Cursos Superiores de Gastronomia são cursos focados em um campo de atuação que privilegiam a educação profissional e têm por objetivo a preparação do aluno para o mercado de trabalho. Na sua criação, eram cursos realizados somente da forma presencial. Com o avanço das tecnologias digitais de informação e de comunicação, instituições de ensino superior passaram a ofertar o curso a distância e presencial com ensino semipresencial. Assim, este trabalho tem por objetivo conhecer quais saberes docentes são mobilizados pelos professores para a sua atuação em Curso Superior de Gastronomia a distância. Foram pesquisados dois cursos de Gastronomia, um na modalidade presencial com ensino semipresencial e outro na modalidade a distância. A pesquisa, que foi desenvolvida no mestrado, é de abordagem qualitativa. A produção de dados contou com a participação de nove professores, que responderam por meio de questionário e entrevista. A fundamentação teórica pautou-se nos saberes docentes propostos por Tardif (2002). A análise de dados se deu com base nos pressupostos da análise de conteúdo. Os dados apontam que os professores mobilizam diferentes saberes para a ação docente nos cursos à distância, em função das diversas atividades inerentes ao trabalho docente. E ainda, para a docência em Gastronomia a distância, há a necessidade de desenvolvimento de novos saberes.
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