Formação continuada docente: pessoas com deficiência intelectual no trabalho

Autores/as

  • Annie Gomes Redig Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mariana dos Santos Padrão Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.32902

Resumen

 O presente artigo tem por objetivo a formação continuada de professores de uma instituição especializada. Buscou-se o debate acerca da transição educacional para vida independente de jovens e adultos com deficiência intelectual, com enfoque na inserção laboral, recorrendo a construção de um Plano Individualizado de Transição (PIT). Para tal, utilizou-se a pesquisa-ação, a partir de registros em diário de campo, WhatsApp e email. O curso foi ofertado de forma semipresencial. Durante o decorrer do referido curso de formação continuada de professores, observamos o interesse dos cursistas e da instituição participante na temática proposta, como também, interesse no ampliamento do debate acerca do tema no campo educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Annie Gomes Redig, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Annie Gomes Redig é graduada em Pedagogia - Habilitação em Licenciatura em formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental para crianças, jovens e adultos; Bacharelado em Pedagogia das Instituições e nos Movimentos Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002 - 2006). Fez especialização em Orientação Educacional e Pedagógica na Universidade Candido Mendes (2006 - 2007). É Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPEd / UERJ. Já atuou como professora de atendimento educacional especializado na rede pública do município do Rio de Janeiro nos anos de 2012 - 2015. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ e tutora à distância do curso de Pedagogia do CEDERJ. É consultora da Comissão de Inclusão e Diversidade do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e vice-coordenadora do grupo de pesquisa "Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais".

Publicado

2020-12-21

Cómo citar

Redig, A. G., & dos Santos Padrão, M. (2020). Formação continuada docente: pessoas com deficiência intelectual no trabalho. Educação Em Foco, 25(3). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.32902

Número

Sección

Artigos