TDAH NO CONTEXTO ESCOLAR: FRACASSO ESCOLAR OU SUCESSO DO SUJEITO?

Autores/as

  • Ilka Schapper Santos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rita de Cássia de Araújo Secretaria de Educação de Juiz de Fora/SE-JF

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-5246029164

Resumen

O presente artigo busca discutir as questões do fracasso escolar, em especial o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), e sua estreita relação, na contemporaneidade, com o discurso médico-psiquiátrico e das neurociências. Na esteira desse debate, a proposta do trabalho é trazer as discussões da psicanálise, como possibilidade de fazer uma torção ao discurso vigente nas instituições escolares, que, muitas vezes, são as primeiras e maiores mensageiras dos diagnósticos e das patologizações da infância. Nossa aposta é que o fracasso escolar possa ser incluído como algo que diz do sujeito, da criança e de seus tropeços.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-12-02

Cómo citar

Schapper Santos, I., & de Cássia de Araújo, R. (2019). TDAH NO CONTEXTO ESCOLAR: FRACASSO ESCOLAR OU SUCESSO DO SUJEITO? . Educação Em Foco. https://doi.org/10.22195/2447-5246029164

Número

Sección

Artigos