OBESIDADE: REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DO CORPO OBESO NO BRASIL E NA FRANÇA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26044Palabras clave:
Corpo obeso. Representação Cultural. Imagem corporal. Brasil-França HipermodernidadeResumen
Esta pesquisa bibliográfica é caracterizada pelo estudo dos aspectos do corpo obeso no Brasil e na França e suas representações culturais associadas à hipermodernidade. Os fatores culturais influenciam a autopercepção da imagem corporal do sujeito e por consequência seu comportamento alimentar. Este estudo tem por objetivo descrever as representações culturais do corpo obeso no Brasil e na França partindo de uma revisão literária. Utilizou-se a metodologia transcultural comparativa. Esta metodologia é indispensável para poder usar elementos de comparação internacional. A transculturalidade é compreendida como um enquadre conceitual e clínico, nos quais, os grupos e as comunidades de diferentes culturas são estudados a partir do que os diferencia bem como ao que lhes é equivalente. Na literatura francesa, o termo transcultural é utilizado para descrever o que se revela entre universos culturais diferentes. Os resultados obtidos, indicam que apesar da obesidade tratar-se de uma doença complexa que implica sérios riscos à saúde física e psicológica, o desafio permanece sendo o estudo, prevenção e tratamento da mesma. Verificou-se, que com o passar dos anos os índices de obesidade na população geral aumentaram exponencialmente e são muito equivalentes em ambos os países estudados, permitindo concluir que a obesidade apresenta-se como um fenômeno global.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-04-30
Cómo citar
Santos, V. C. A., Eskinazi, P. R. V., Mesnard, E. S., & Mouchenik, Y. (2019). OBESIDADE: REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DO CORPO OBESO NO BRASIL E NA FRANÇA. Educação Em Foco, 23(1), 421–442. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26044
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.