REPERCUSSÕES EMOCIONAIS DO CYBERBULLYING: UM ESTUDO DE AUTORRELATOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26041Palabras clave:
Cyberbullying. Bullying. Repercussões. Emoções Negativas. Emoções Reportadas. AutorrelatosResumen
Com o aparecimento das novas tecnologias, também novas formas de bullying foram surgindo, nomeadamente o cyberbullying. Atualmente, já são muitos os estudos sobre esta recente forma de agressão. No entanto, ainda não são suficientes para abranger todas as suas vertentes. Assim sendo, este estudo pretende focar-se nas repercussões emocionais do cyberbullying, mais especificamente nas emoções negativas provenientes da vitimização do mesmo. Nesta investigação qualitativa foram utilizados autorrelatos de vítimas de cyberbullying, dos quais foi retirada informação sobre as emoções reportadas pelas vítimas, de modo a cruzar essa informação com outra investigação na área. A amostra utilizada foi de 15 participantes, sendo a sua maioria pré-adolescentes e adolescentes. Os resultados mostraram que, em grande parte dos casos, é possível encontrarem-se várias emoções interligadas. Concluiu-se, também, que as duas emoções mais reportadas pelas vítimas são a tristeza e o medo. Este estudo traz uma melhor compreensão das consequências emocionais negativas provocadas pelo Cyberbullying, pois expande o espectro das repercussões emocionais nas vítimas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-04-30
Cómo citar
Pessoa, J. T., Ferreira, L., Raminhas, M., Francisco, M., Ferreira, P. da C., & de Souza, S. B. (2019). REPERCUSSÕES EMOCIONAIS DO CYBERBULLYING: UM ESTUDO DE AUTORRELATOS. Educação Em Foco, 23(1), 367–386. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26041
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.