AS IMPLICAÇÕES DE UM AMBIENTE SUPERCOMPLEXO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA E NO DESENVOLVIMENTO DO EGRESSO

Autores/as

  • Larissa Medianeira Bolzan Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26034

Palabras clave:

Ensino Superior, Características Parentéticas, Organizações Complexas

Resumen

Nesta reflexão é discutida a gestão do ensino superior brasileiro (ou gestão universitária) e a implicação desta sobre o desenvolvimento do egresso, no ambiente supercomplexo em que coexistem. O fio condutor deste ensaio é a obra de Guerreiro Ramos (1984), mais especificamente a propositura dos modelos de homem e a categoria de homem parentético. A principal característica do comportamento parentético, para Guerreiro Ramos (1984), é a capacidade de afastar-se das circunstâncias que influenciam suas opiniões e sua criticidade, para analisar as situações à luz da razão substantiva (ou noética). Com vistas a cumprir com o objetivo, à discussão foram trazidos Darcy Ribeiro (1969), Boaventura Sousa Santos (1995) e Ronald Barnett (1997, 2007). A literatura sobre o tema discutido, e sobretudo a reflexão a respeito, mostrou a supercomplexidade já invadiu as fronteiras da universidade e, em suma, a reação foi alterar a estrutura curricular com a finalidade de responder as demandas do mercado de trabalho. Utilizando conceito cunhado por Ramos (1984), o ensino superior, atualmente, não está a desenvolver atitudes parentéticas no egresso. O ensino superior está a disponibilizar ao mercado de trabalho um profissional performativo com características substituíveis

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Biografía del autor/a

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas. Pós-Doutora em Inovação Social (2017- 2018, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Doutora em Administração (2013-1017. Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre (2011-2013. Linha de Pesquisa: Sistemas de Informação e Finanças) e Bacharel em Administração (2005-2010), pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, pesquisa Escalabilidade, Inovação Social; Inovação Responsável; Inovação Sustentável e Inovação Colaborativa.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

Bolzan, L. M. (2019). AS IMPLICAÇÕES DE UM AMBIENTE SUPERCOMPLEXO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA E NO DESENVOLVIMENTO DO EGRESSO. Educação Em Foco, 23(1), 187–210. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26034

Número

Sección

Artigos