FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E DA EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26028

Palavras-chave:

Professor Pesquisador. Avaliação Externa. Escola Pública

Resumo

Este estudo é um desdobramento da pesquisa: “Auto-avaliação Institucional: a percepção de alunos do ensino fundamental sobre educação de qualidade”, financiada pela FAPESP (Processo N° 2015/11305-2). Trata-se de uma pesquisa intervenção que envolveu quatro escolas públicas, sendo duas da rede estadual e duas da rede municipal, todas situadas no município de São Paulo e uma universidade privada situada na zona leste da cidade. Neste artigo apresenta-se um desafio que foi a formação do professor pesquisador para professores que atuam nas escolas públicas como condição da realização da pesquisa. O processo formativo foi desenvolvido por meio de encontros quinzenais, alternando encontros nas escolas com encontros no Programa de Pós-Graduação. Os relatórios individuais dos professores revelam aspectos de sua formação como pesquisadores no desenvolvimento da pesquisa. As conclusões apontam para o fato de que esse processo possibilitou a emergência de outro lugar para os professores no desenvolvimento da pesquisa. Os dados mostram que a falta do domínio dos conceitos que organizam o campo de atuação como pesquisador impede a autonomia do professor. Enfim, o processo evidenciou as lacunas existentes na preparação oferecida pelo sistema para implementação das políticas de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID)

É professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, da graduação Curso de Pedagogia na Universidade Cidade de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Estética, Formação e Narrativas, cadastrado no CNPq. Possui Pós Doutorado em História da Educação, Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação - UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Educação (Currículo), PUCSP- Graduação em Pedagogia e Especialização em Alfabetização -UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina. É editora da Revista @mbienteeducação, da Universidade Cidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Berkenbrock-Rosito, M. M. (2019). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E DA EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS. Educação Em Foco, 23(1), 41–64. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26028

Edição

Seção

Artigos