Esta es un versión antigua publicada el 2021-07-06. Consulte la versión más reciente.

PERSPECTIVA DE ANÁLISE DO ACESSO À LEITURA PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES

Autores/as

  • Josilene Maria Conceição Universidade Federal de Pernambuco
  • Telma Ferraz Leal Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.20055

Resumen

Essa pesquisa se configura como um estudo de caso do Livros Andantes, projeto de fomento à leitura realizado em duas comunidades rurais. Utilizamos, nesse estudo, a metodologia qualitativa, com foco na   observação de campo, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Para tanto, consideramos as experiências de leitura de textos literários dos partícipes do projeto, buscando investigar efeitos dessa experiência em duas das quatro comunidades onde o projeto foi desenvolvido. A partir das análises concluímos que o projeto desperta pertencimento à comunidade de leitores e desejo de “ler” o mundo, bem como a necessidade de políticas públicas de Estado específicas para essa população invisibilizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josilene Maria Conceição, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia, mediadora de leitura.

Telma Ferraz Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia pela UFPE, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Buenos Aires. Pesquisadora produtividade do CNPq e professora da Universidade Federal de Pernambuco

Publicado

2021-07-06

Versiones

Cómo citar

Conceição, J. M., & Leal, T. F. (2021). PERSPECTIVA DE ANÁLISE DO ACESSO À LEITURA PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES. Educação Em Foco, 25(2). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.20055

Número

Sección

Artigos