Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual

Autores

  • Braian Garrito Veloso Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620182320005

Palavras-chave:

Educação a Distância, Precarização do Trabalho Docente, Sistema Universidade Aberta do Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as características do trabalho contemporâneo e suas implicações à docência na Educação a Distância (EaD) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para atender ao escopo do estudo, foram coletados dados, por meio de questionários virtuais, de 677 docentes que atuam ou já atuaram no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito desses profissionais. Por meio da pesquisa, identificamos algumas características que permeiam a atividade docente exercida no Sistema UAB, como a flexibilização, o trabalho em tempo parcial, a fragilização dos vínculos entre docentes e universidades, etc.

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Biografia do Autor

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor do Departamento de Educação - UFSCar

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Publicado

2018-07-24

Como Citar

Veloso, B. G., & Mill, D. (2018). Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual. Educação Em Foco, 23(1), 111–132. https://doi.org/10.22195/2447-524620182320005

Edição

Seção

Artigos