Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual

Autores/as

  • Braian Garrito Veloso Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20005

Palabras clave:

Educação a Distância, Precarização do Trabalho Docente, Sistema Universidade Aberta do Brasil

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir as características do trabalho contemporâneo e suas implicações à docência na Educação a Distância (EaD) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para atender ao escopo do estudo, foram coletados dados, por meio de questionários virtuais, de 677 docentes que atuam ou já atuaram no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito desses profissionais. Por meio da pesquisa, identificamos algumas características que permeiam a atividade docente exercida no Sistema UAB, como a flexibilização, o trabalho em tempo parcial, a fragilização dos vínculos entre docentes e universidades, etc.

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Biografía del autor/a

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor do Departamento de Educação - UFSCar

Publicado

2018-07-24

Cómo citar

Veloso, B. G., & Mill, D. (2018). Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual. Educação Em Foco, 23(1), 111–132. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20005

Número

Sección

Artigos