Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual

Authors

  • Braian Garrito Veloso Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20005

Keywords:

Educação a Distância, Precarização do Trabalho Docente, Sistema Universidade Aberta do Brasil

Abstract

O objetivo deste artigo é discutir as características do trabalho contemporâneo e suas implicações à docência na Educação a Distância (EaD) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para atender ao escopo do estudo, foram coletados dados, por meio de questionários virtuais, de 677 docentes que atuam ou já atuaram no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito desses profissionais. Por meio da pesquisa, identificamos algumas características que permeiam a atividade docente exercida no Sistema UAB, como a flexibilização, o trabalho em tempo parcial, a fragilização dos vínculos entre docentes e universidades, etc.

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Author Biography

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor do Departamento de Educação - UFSCar

Published

2018-07-24

How to Cite

Veloso, B. G., & Mill, D. (2018). Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual. Educação Em Foco, 23(1), 111–132. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20005

Issue

Section

Artigos