A EDUCAÇÃO RURAL E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS PROFESSORES LEIGOS

Autores/as

  • Fabio Garcez de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620172219997

Palabras clave:

professores leigos, história da profissão docente, micro-história

Resumen

O artigo é resultado de pesquisa desenvolvida no PPGE da UFRJ, que culminou na TeseAs pequenas comunidades rurais e o ofício de ensinar: de professor leigo a funcionário público (1940-2000). O município de Icapuí vivenciou a universalização do ensino fundamental e o processo de profissionalização dos professoresleigos nos anos 1980. Operando com a micro-história, propusemos analisar os professores leigos no contexto comunitário, considerando as redes de relações típicas das sociedades rurais. Assumimos, então, uma análise relacional com vistas a desvendar o processo de construção social do grupo docente no meio rural. O estudo se propõe a explorar a diversificada história da profissão docente no Brasil.

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Publicado

2017-08-14

Cómo citar

Carvalho, F. G. de. (2017). A EDUCAÇÃO RURAL E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS PROFESSORES LEIGOS. Educação Em Foco, 22(2), 199–220. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219997

Número

Sección

Artigos