A EDUCAÇÃO RURAL E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS PROFESSORES LEIGOS
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620172219997Palabras clave:
professores leigos, história da profissão docente, micro-históriaResumen
O artigo é resultado de pesquisa desenvolvida no PPGE da UFRJ, que culminou na TeseAs pequenas comunidades rurais e o ofício de ensinar: de professor leigo a funcionário público (1940-2000). O município de Icapuí vivenciou a universalização do ensino fundamental e o processo de profissionalização dos professoresleigos nos anos 1980. Operando com a micro-história, propusemos analisar os professores leigos no contexto comunitário, considerando as redes de relações típicas das sociedades rurais. Assumimos, então, uma análise relacional com vistas a desvendar o processo de construção social do grupo docente no meio rural. O estudo se propõe a explorar a diversificada história da profissão docente no Brasil.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-08-14
Cómo citar
Carvalho, F. G. de. (2017). A EDUCAÇÃO RURAL E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS PROFESSORES LEIGOS. Educação Em Foco, 22(2), 199–220. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219997
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.