O CORPO DOCENTE CARIOCA SOB CONTROLE: SOBRE ALGUMAS DAS ESTRATÉGIAS ACIONADAS PELA DIRETORIA GERAL DE INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS ANOS 1920

Autores/as

  • José Cláudio Sooma Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620172219993

Palabras clave:

História da Educação, Educação Primária, História da Cidade do Rio de Janeiro, Álvaro Palmeira

Resumen

O artigo dialoga com um conjunto de pesquisas em História da Educação que têm explicitado que analisar a escolarização primária na cidade do Rio de Janeiro na década de 1920 significa atentar para todo um repertório de projeções de governo que ansiavam disciplinar e harmonizar a capital e a sua população. Baseado no exame de um conjunto de solicitações encaminhadas pela Diretoria Geral de Instrução Pública e na análise de uma série de notícias colocadas em circulação pelo periódico carioca Gazeta de Notícias,
as atenções incidiram sobre alguns dos mecanismos de controle que foram direcionados em relação ao corpo docente enfocando, principalmente, as investigações que culminaram na prisão do professor adjunto Álvaro Palmeira.

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Biografía del autor/a

José Cláudio Sooma Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fundamentos da Educação; História da Educação.

Publicado

2017-08-14

Cómo citar

Silva, J. C. S. (2017). O CORPO DOCENTE CARIOCA SOB CONTROLE: SOBRE ALGUMAS DAS ESTRATÉGIAS ACIONADAS PELA DIRETORIA GERAL DE INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS ANOS 1920. Educação Em Foco, 22(2), 51–72. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219993

Número

Sección

Artigos