FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES DE UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Wilson Alviano Jr Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620172219898

Palavras-chave:

cultura, cultura corporal, educação física, escola

Resumo

Os anos 1990 assistem uma expansão das IES privadas que
cada vez mais atraem grandes contingentes em uma busca
legítima por melhores condições de trabalho. O aumento
desenfreado vem precarizando as condições de trabalho
docente. Neste contexto, verificamos que os cursos de
Licenciatura em Educação Física ligados às IES privadas
são responsáveis pela formação da absoluta maioria dos
professores do componente. A presente investigação
analisou o processo de elaboração de um currículo de
formação inicial de professores de uma IES privada situada
nessa região, com o objetivo de mapear os diversos olhares
sobre sua elaboração. Seguindo as recomendações de
Kincheloe e Berry (2007), a bricolagem foi adotada como
forma de realizar a pesquisa. Os participantes do colegiado
do curso foram entrevistados a partir da interpretação
do posicionamento inicial do coordenador e o material
resultante foi submetido ao entretecimento e ao confronto
com a teorização educacional pós-crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Alviano Jr, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de Educação da FACED, na UFJF. Pesquisador na área de Educação Física Escolar.

Downloads

Publicado

2017-04-13

Como Citar

Alviano Jr, W. (2017). FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES DE UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR. Educação Em Foco, 22(1), 121–153. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219898

Edição

Seção

Artigos