FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES DE UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620172219898Keywords:
cultura, cultura corporal, educação física, escolaAbstract
Os anos 1990 assistem uma expansão das IES privadas quecada vez mais atraem grandes contingentes em uma busca
legítima por melhores condições de trabalho. O aumento
desenfreado vem precarizando as condições de trabalho
docente. Neste contexto, verificamos que os cursos de
Licenciatura em Educação Física ligados às IES privadas
são responsáveis pela formação da absoluta maioria dos
professores do componente. A presente investigação
analisou o processo de elaboração de um currículo de
formação inicial de professores de uma IES privada situada
nessa região, com o objetivo de mapear os diversos olhares
sobre sua elaboração. Seguindo as recomendações de
Kincheloe e Berry (2007), a bricolagem foi adotada como
forma de realizar a pesquisa. Os participantes do colegiado
do curso foram entrevistados a partir da interpretação
do posicionamento inicial do coordenador e o material
resultante foi submetido ao entretecimento e ao confronto
com a teorização educacional pós-crítica.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-04-13
How to Cite
Alviano Jr, W. (2017). FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES DE UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR. Educação Em Foco, 22(1), 121–153. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219898
Issue
Section
Artigos
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.