CULTURA MATRÍZTICA LA CULTURA DE LAS EMOCIONES EN EDUACIÓN FÍSICA ESCOLAR

Autores/as

  • Luis Alberto Gutiérrez Linzmayer Universidade de BioBio- Chile

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620172219894

Palabras clave:

cultura, cultura corporal, educação física, escola

Resumen

As emoções, fundamento do comportamento humano,
permitem reconhecermos como seres pertencentes a uma
mesma espécie e, nesse reconhecimento, coordenar nossas
ações para concordar ideias, sentidos e significados e
desenvolver-nos na cooperação do trabalho comunitário,
respeitando a diversidade cultural. É uma cultura que
baseia suas dinâmicas relacionais humanas no respeito do
outro como legitimo outro e na geração de ambientes de
colaboração e afeto e na diminuição das figuras de poder
e ausência das hierarquias hegemônicas, possibilitando a
criação de uma sociedade mais justa e democrática. O artigo
mostra a importância das emoções nos processos de ensino
e aprendizagem no âmbito da educação física escolar em
uma perspectiva sócio cultural das intervenções pedagógicas
da área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Alberto Gutiérrez Linzmayer, Universidade de BioBio- Chile

Educação

Publicado

2017-04-13

Cómo citar

Linzmayer, L. A. G. (2017). CULTURA MATRÍZTICA LA CULTURA DE LAS EMOCIONES EN EDUACIÓN FÍSICA ESCOLAR. Educação Em Foco, 22(1), 95–119. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219894

Número

Sección

Artigos