CULTURA MATRÍZTICA LA CULTURA DE LAS EMOCIONES EN EDUACIÓN FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Luis Alberto Gutiérrez Linzmayer Universidade de BioBio- Chile

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620172219894

Palavras-chave:

cultura, cultura corporal, educação física, escola

Resumo

As emoções, fundamento do comportamento humano,
permitem reconhecermos como seres pertencentes a uma
mesma espécie e, nesse reconhecimento, coordenar nossas
ações para concordar ideias, sentidos e significados e
desenvolver-nos na cooperação do trabalho comunitário,
respeitando a diversidade cultural. É uma cultura que
baseia suas dinâmicas relacionais humanas no respeito do
outro como legitimo outro e na geração de ambientes de
colaboração e afeto e na diminuição das figuras de poder
e ausência das hierarquias hegemônicas, possibilitando a
criação de uma sociedade mais justa e democrática. O artigo
mostra a importância das emoções nos processos de ensino
e aprendizagem no âmbito da educação física escolar em
uma perspectiva sócio cultural das intervenções pedagógicas
da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Alberto Gutiérrez Linzmayer, Universidade de BioBio- Chile

Educação

Downloads

Publicado

2017-04-13

Como Citar

Linzmayer, L. A. G. (2017). CULTURA MATRÍZTICA LA CULTURA DE LAS EMOCIONES EN EDUACIÓN FÍSICA ESCOLAR. Educação Em Foco, 22(1), 95–119. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219894

Edição

Seção

Artigos