Análise de erros na realização de atividades matemáticas com crianças

Autores

  • Marcelo Henrique Oliveira Henklain Universidade Federal de Roraima
  • Priscila Mara de Araújo Gualberto Universidade Federal de São Carlos
  • João dos Santos Carmo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19817

Palavras-chave:

Análise do Comportamento, Habilidades matemáticas e aritméticas básicas, Padrões de Erro

Resumo

Buscou-se identificar padrões de erros na realização de atividades matemáticas entre crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental por meio da aplicação da bateria de Fioraneli, Castro-Caneguim e Carmo (2011). Participaram quatro crianças, entre sete e 11 anos. Os erros concentraram-se em duas habilidades: operações aritméticas de divisão e multiplicação, envolvendo ou não a identificação de incógnitas nas posições iniciais (a e b), e ordenação de conjuntos segundo critérios específicos. Verificou-se que a construção de baterias e a análise de erros podem ajudar a mapear dificuldades em matemática, sinalizando quais relações ainda precisam ser aprendidas ou aprimoradas, de modo que ocorra uma melhora de desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-03

Como Citar

Henklain, M. H. O., Gualberto, P. M. de A., & Carmo, J. dos S. (2018). Análise de erros na realização de atividades matemáticas com crianças. Educação Em Foco, 23(2), 540–567. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19817

Edição

Seção

Artigos