Análise de erros na realização de atividades matemáticas com crianças

Autores/as

  • Marcelo Henrique Oliveira Henklain Universidade Federal de Roraima
  • Priscila Mara de Araújo Gualberto Universidade Federal de São Carlos
  • João dos Santos Carmo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19817

Palabras clave:

Análise do Comportamento, Habilidades matemáticas e aritméticas básicas, Padrões de Erro

Resumen

Buscou-se identificar padrões de erros na realização de atividades matemáticas entre crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental por meio da aplicação da bateria de Fioraneli, Castro-Caneguim e Carmo (2011). Participaram quatro crianças, entre sete e 11 anos. Os erros concentraram-se em duas habilidades: operações aritméticas de divisão e multiplicação, envolvendo ou não a identificação de incógnitas nas posições iniciais (a e b), e ordenação de conjuntos segundo critérios específicos. Verificou-se que a construção de baterias e a análise de erros podem ajudar a mapear dificuldades em matemática, sinalizando quais relações ainda precisam ser aprendidas ou aprimoradas, de modo que ocorra uma melhora de desempenho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-08-03

Cómo citar

Henklain, M. H. O., Gualberto, P. M. de A., & Carmo, J. dos S. (2018). Análise de erros na realização de atividades matemáticas com crianças. Educação Em Foco, 23(2), 540–567. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19817

Número

Sección

Artigos