Análise de erros na realização de atividades matemáticas com crianças
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19817Palabras clave:
Análise do Comportamento, Habilidades matemáticas e aritméticas básicas, Padrões de ErroResumen
Buscou-se identificar padrões de erros na realização de atividades matemáticas entre crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental por meio da aplicação da bateria de Fioraneli, Castro-Caneguim e Carmo (2011). Participaram quatro crianças, entre sete e 11 anos. Os erros concentraram-se em duas habilidades: operações aritméticas de divisão e multiplicação, envolvendo ou não a identificação de incógnitas nas posições iniciais (a e b), e ordenação de conjuntos segundo critérios específicos. Verificou-se que a construção de baterias e a análise de erros podem ajudar a mapear dificuldades em matemática, sinalizando quais relações ainda precisam ser aprendidas ou aprimoradas, de modo que ocorra uma melhora de desempenho.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-08-03
Cómo citar
Henklain, M. H. O., Gualberto, P. M. de A., & Carmo, J. dos S. (2018). Análise de erros na realização de atividades matemáticas com crianças. Educação Em Foco, 23(2), 540–567. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19817
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.