PRÁTICAS REFLEXIVAS NA AÇÃO DOCENTE: O QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA TEM OFERECIDO?

Autores

  • Katia Monteiro Silva UFPR
  • Mariangela de Freitas Dias UFPR
  • Suzane Schmidlin Löhr UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462017019814

Palavras-chave:

Formação continuada, práticas reflexivas, práticas docentes, educação

Resumo

O presente trabalho discute alguns aspectos das práticas reflexivas da ação docente no âmbito da formação continuada. Serão analisados estudos que apresentam opções de práticas reflexivas para professores, verificando as implicações dessas propostas para a prática profissional docente. A pesquisa foi realizada no banco de dados Periódicos Capes, onde foram obtidos 487 resultados. Desses, foram selecionados 11 artigos de acordo com os seguintes critérios: a) pesquisas que apresentassem propostas de ação reflexiva da prática docente na formação continuada b) pesquisas que contemplassem a experiência profissional e pessoal do professor c) pesquisas que pudessem ser generalizadas para quaisquer áreas da ação docente. A apresentação dos trabalhos foi dividida nas seguintes categorias: a) Práticas que utilizaram recursos audiovisuais b) Práticas que utilizaram recursos de descrição do cotidiano profissional e trajetória profissional c) Práticas que utilizaram recursos diversificados. Os trabalhos apresentam boas propostas de formação continuada, contudo, essas propostas apresentam algumas lacunas de acordo com os autores discutidos, sendo necessária a apresentação de uma proposta de formação que abarque essas lacunas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Monteiro Silva, K., de Freitas Dias, M., & Schmidlin Löhr, S. (2017). PRÁTICAS REFLEXIVAS NA AÇÃO DOCENTE: O QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA TEM OFERECIDO?. Educação Em Foco, 200–227. https://doi.org/10.22195/2447-52462017019814

Edição

Seção

Artigos