PARA BEM CONDUZIR A MOCIDADE ESTUDIOSA: OS AGENTES ESCOLARES DO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO SEGUNDO.

Autores/as

  • Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.19772

Palabras clave:

Ensino Secundário, História, Colégio Pedro II

Resumen

Analisamos o contexto político e as intenções do governo imperial brasileiro em fundar o Imperial Collegio de Pedro Segundo (CPII), 1837, instituição secundária voltada para a formação da elite brasileira. A partir do conceito de cultura escolar, investigamos a normatização do CPII, suas finalidades, revelando especialmente as atribuições designadas aos professores e reitores, principais agentes escolares responsáveis pelo trabalho pedagógico a ser desenvolvido no Colégio.

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Biografía del autor/a

Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado IV da UFJF

Pós-Doutor em Educação pela UERJ

Doutor em Educação pela UFMG

Publicado

2021-07-06

Cómo citar

Cunha Junior, C. F. F. da. (2021). PARA BEM CONDUZIR A MOCIDADE ESTUDIOSA: OS AGENTES ESCOLARES DO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO SEGUNDO. Educação Em Foco, 25(2). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.19772

Número

Sección

Artigos