Currículo educacional: algumas ponderações de professores

Autores

  • Lucimar Araujo Braga Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19738

Palavras-chave:

Currículo, documentos oficiais, formação de professores.

Resumo

Resumo: Neste trabalho, tivemos como objetivo apresentar e discutir o entendimento sobre currículo para professores em atuação nos cursos[1] de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pelo viés da teoria crítica, investigamos o posicionamento de professores que atuam nestes cursos de licenciaturas formando professores para a educação básica. Metodologicamente, a pesquisa de cunho qualitativo se desenvolveu pela Análise Textual Discursiva e, como conclusão, percebemos que é preciso haver mais envolvimento de professores com os currículos das instituições em que atuam.

 


[1] A Universidade Estadual de Ponta Grossa oferece os cursos de Letras Português-Francês; Português-Espanhol e Português-Inglês, cada um como curso independente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar Araujo Braga, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade na UEPG. Professora do Departamento de Estudos da Linguagem na UEPG. E-mail: labraga2207@gmail.com

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre (2005) e doutora (2011) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores, Práticas e Desenvolvimento Curricular, Ensino e Aprendizagem, Psicanálise e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Atualmente realiza Pós-Doutorado no exterior, na Universidade de Strathclyde, Reino Unido, com bolsa da Capes.

Downloads

Publicado

2018-08-03

Como Citar

Braga, L. A., & Pereira, A. L. (2018). Currículo educacional: algumas ponderações de professores. Educação Em Foco, 23(2), 498–519. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19738

Edição

Seção

Artigos