A DIMENSÃO FORMATIVA DA NORMA/REGRA NA SALA DE AULA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19734

Palabras clave:

Educação escolar, Ética, Moral.

Resumen

A reflexão proposta volta-se a discussão da norma e da regra como dimensão formativa na sala de aula. Propomo-nos a discuti-la na escola pela importância à formação das crianças, adolescentes e jovens. A educação escolar é uma ação intencional, proposital e sistemática e, como tal, requer que se oriente sob os pressupostos éticos e morais. Trata-se de uma discussão bibliográfica referenciada em autores que discutem a questão ética e moral a partir de uma compreensão republicana de educação. Estrutura-se em duas partes: primeiramente o que se compreende por ética e moral e, num segundo, momento aprofunda a questão das normas/regras/disciplinas como elementos imprescindíveis à formação humana no âmbito da educação escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Martin Kuhn, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997), graduação em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011), Especialista em Administração da Educação Pública (UFMT/1999) e mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003). Doutor em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2016) e Universidad Autónoma de Madrid - UAM (Bolsista CAPES - PDSE). Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2017). Professor da Secretaria Estadual de Educação RS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade, saberes docentes, pesquisa, ensino e aprendizagem.

Alana Rigo Deon, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutora (2017-2021) e Mestra (2015-2016) em Educação nas Ciências pela Unijui -RS. Licenciada em Geografia -UFFS (2010-2014). Graduanda em Pedagogia Uniasselvi (2021). Integrante do grupo de pesquisa EMGEOCS na Unijui e GEPET na UFFS. Atualmente é professora da rede municipal de ensino do município de Erechim/RS. Atuou como professora do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e como professora substituta na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Atualmente desenvolve pesquisa nas seguintes temáticas: Ensino de Geografia, Escala Geográfica e Formação Cidadã.

Publicado

2022-01-17

Cómo citar

Kuhn, M., & Deon, A. R. (2022). A DIMENSÃO FORMATIVA DA NORMA/REGRA NA SALA DE AULA. Educação Em Foco, 26(1), e26092. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19734

Número

Sección

Artigos