A mediação docente e a experiência de outras feminilidades na infância

Autores/as

  • Tânia Mara Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620162119725

Palabras clave:

Mediação Docente. Relações de Gênero, Feminilidades. Brincadeiras, Infância

Resumen

Este artigo analisa de que modo ocorrem as expressões de gênero nas interações infantis, partindo da realização de jogos e brincadeiras tradicionalmente considerados de meninos ou de meninas, mas oferecidos a ambos. Os encontroso correram comum grupo de crianças de seis anos em um Centro de Educação Infantil da rede municipal da cidade de Tubarão–SC, em 2012. Baseou-se em pesquisaintervenção combinada à observação participante, e buscou agir sobre a separação entre meninos e meninas emjogos e brincadeiras e o sexismo,ainda presentes de modo contraditório, tanto em algumas culturas infantis como em culturas adultas. Cada encontro incluía uma brincadeira e Roda de Conversa ao final. Os resultados centram-se na mediação docente e nas aprendizagens e construções pelas meninas sobre outras feminilidades possíveis em relação aos aspectos do corpo, que envolvem o brincar e o jogar, entre eles a descoberta da força física e da velocidade.

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Publicado

2016-09-25

Cómo citar

Cruz, T. M. (2016). A mediação docente e a experiência de outras feminilidades na infância. Educação Em Foco, 21(2), 365–396. https://doi.org/10.22195/2447-524620162119725

Número

Sección

Artigos