EDUCAR EM UMA CULTURA DO ESPETÁCULO: REFLEXÕES SOBRE ALGUNS DESAFIOS

Autores/as

  • Neura Cézar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19720

Palabras clave:

Educação. Cultura do espetáculo. Fracasso escolar.

Resumen

O presente artigo busca discutir os desafios da educação em uma cultura do espetáculo, dando ênfase ao valor adaptativo e suas implicações para o processo educativo atual. É em torno do marco social da cultura do espetáculo que o texto articula a reflexão e aponta para o papel fundamental dos educadores neste processo. A análise sugere que o fracasso escolar e a atual crise da escola possuem causas históricas e atuais, agravadas por novas formas de cultura. Entre as várias reflexões levantadas a partir do texto, discute-se que, apesar dos nobres objetivos dos educadores, infelizmente constata-se que as contradições entre a cultura oficial e a cultura do espetáculo se traduzem em conflitos entre a escola e as novas tecnologias, entre a motivação dos alunos e o conhecimento escolar e, contribuem para o crescimento do fracasso educativo. O estudo aponta para a necessidade de inclusão da compreensão profunda das grandes mudanças sociais e das formas de sentir, pensar, ser, fazer e viver das novas gerações como conteúdos a fundamentar a qualificação dos educadores, em especial, dos professores, no intuito de construir uma prática pedagógica mais criativa, crítica e transformadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neura Cézar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Serviço Social e em Pedagogia. Integra os Grupos de Pesquisa “Ideologia, Comunicação e Representações Sociais” e "Estudos em Psicanálise" (UFRGS).

Publicado

2021-08-04

Cómo citar

Cézar, N. (2021). EDUCAR EM UMA CULTURA DO ESPETÁCULO: REFLEXÕES SOBRE ALGUNS DESAFIOS. Educação Em Foco, 26(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19720

Número

Sección

Artigos