Colo: o lugar do livro e da literatura na infância
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462015019685Palabras clave:
Literatura Infantil. Infância. Livros.Resumen
A proposta da nossa reflexão em Colo: o lugar do livro e da literatura na infância é pensar a literatura infantil, seu desenvolvimento no país e seu alcance em bibliotecas e escolas. Que literatura é esta? O que a distingue do livro? Quem é a criança leitora? Conceber o colo como espaço de acolhimento para o bebê e a leitura ajuda a romper paradigmas e ler em voz alta para os bebês e as crianças, cantar e contar histórias. E, principalmente, valorizar e respeitar os sons aparentemente sem sentido como uma linguagem em construção. Incluir a família como responsável pela promoção da leitura é dever dos educadores comprometidos com a democratização da arte literária. O brinquedo é destacado como o objeto primordial da infância, assim como a presença dele na literatura. Ou seja, o jogar, a fantasia e a possibilidade de imaginação são, de fato, elementos preponderantes da literatura infantil. São citados autores da psicanálise que nos ajudam a entender a infância e aspectos da literatura a ela destinada, como Sigmund Freud, Sándor Ferenczi, Donald W. Winnicott, bem como os pensadores Walter Benjamin e Roland Barthes. Valorizamos o olhar e a escuta como gestos de acolhimento às crianças e de aproximação delas à arte da palavra.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-02-24
Cómo citar
Parreiras, N. (2015). Colo: o lugar do livro e da literatura na infância. Educação Em Foco, 299–312. https://doi.org/10.22195/2447-52462015019685
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.