Educação do Campo e o (im) Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Autores/as

  • Simone Ribeiro
  • Andrea Serpa Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462015019669

Palabras clave:

Políticas Públicas. Educação do Campo. PNAIC.

Resumen

Este texto tem como objetivo refletir sobre Política Pública de Educação, e nosso foco são os encontros e desencontros entre o PNAIC e a Educação do Campo. O que nos move nesta escrita são as conversas que temos travado tanto nos encontros de formação do próprio programa quanto aquelas levantadas em nossos grupos de pesquisa: Historicamente como tem se dado a formulação de políticas de educação implementadas no campo brasileiro e, em que sentido, o PNAIC rompe ou reafirma esta história? No campo brasileiro cujas condições de letramento e até mesmo de acesso à escola são muito diversas, como se estabelece este pacto? O pacto é pela alfabetização ou pela alfabetização na idade certa? Quais as perspectivas para a formação de professores através do PNAIC? Por ser um tema ainda recente no cenário da política pública de educação, nossa contribuição objetiva manter vivo o diálogo, talvez suscitando ainda mais questões. Mas acreditamos que um dos caminhos para efetivar a construção de políticas públicas com a participa- ção dos sujeitos aos quais elas se destinam seja este. Como diria Riobaldo, personagem criado por Guimarães Rosa, ainda nos admiramos e nos animamos com a boniteza do inacabamento humano: “O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Ribeiro

Docente de educação básica no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora onde, atualmente, atua no 1º ano do ensino fundamental. Desenvolve e participa de projetos de pesquisa e extensão e coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Culturas e Sustentabilidades. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimentos tradicionais, práticas curriculares e cotidiano escolar.

Andrea Serpa Albuquerque

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Mestrado em Educa- ção (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense/Niteroi onde desenvolve e participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Campos de Estudos do Cotidiano Escolar, com enfase em Alfabetização, Avaliação, Currículo e Formação de Professores, na graduação e pós graduação. Organizou e atua como vice-coordenadora do Laboratório de Brinquedos da Faculdade de Educação.

Publicado

2015-02-24

Cómo citar

Ribeiro, S., & Albuquerque, A. S. (2015). Educação do Campo e o (im) Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Educação Em Foco, 45–61. https://doi.org/10.22195/2447-52462015019669

Número

Sección

Artigos