Docência Universitária a Distância: Um Estudo sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem na Modalidade Semipresencial.

Autores/as

  • Waltenor Martins Parreira Júnior
  • Silvana Malusá
  • Guilherme Saramago Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620152019645

Palabras clave:

Docência universitária a distância, Prática didático-pedagógica, Ensino semipresencial.

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre docência universitária a distância, em cursos de formação de professores que adotam a modalidade semipresencial. Teve como objetivo compreender como ocorre o olhar do professor universitário sobre sua prática pedagógica. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário, construído nas abordagens quanti e qualitativa, composto por três partes: identificação/qualificação docente, conteúdo programático e questões abertas. Os docentes atuam em dois cursos de uma Instituição do Ensino Superior do Triângulo Mineiro, Minas Gerais Ele foi aprovado sob o nº 638/11 do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Os docentes pertencem a dois cursos de uma Instituição de Ensino Superior – IES do Estado de Minas Gerais. Os resultados constataram que os profissionais pesquisados fazem uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs - no processo de ensino-aprendizagem para a interação, organização, desenvolvimento dos conteúdos disciplinares e atividades de avaliação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Waltenor Martins Parreira Júnior

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG - Unidade Ituiutaba. Membro do grupo de pesquisa "Desenvolvimento profissional e docência 335 universitária: saberes e práticas educativas" do Programa de Pós-Graduação. E-mail: waltenomartins@yahoo.com

Silvana Malusá

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, professora da Faculdade de Educação da UFU, coordenadora do grupo de pesquisa "Desenvolvimento profissional e docência universitária: saberes e práticas educativas" PPGEd-UFU. E-mail: malusa@faced.ufu.br

Guilherme Saramago Oliveira

Doutor em Educação pela UFU, professor da Faculdade de Educação da UFU, membro do grupo de pesquisa "Desenvolvimento profissional e docência universitária: saberes e práticas educativas" do PPGEd-UFU. E-mail: gsoliveira@ufu.br.

Publicado

2015-10-29

Cómo citar

Parreira Júnior, W. M., Malusá, S., & Oliveira, G. S. (2015). Docência Universitária a Distância: Um Estudo sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem na Modalidade Semipresencial. Educação Em Foco, 20(2), 289–314. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019645

Número

Sección

Outras Contribuições