“Currículo e Cultura” ou sobre a formação de professores nos cursos de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620152019644Palabras clave:
Formação docente, Currículo, Cultura.Resumen
Este trabalho está inserido em uma pesquisa mais ampla que vem discutindo a formação de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em nível superior. Considerando as contribuições conceituais e analíticas de Bourdieu (1978; 1983; 2001) relativas à formação cultural de estudantes advindos de distintas classes sociais, visa-se refletir acerca dos componentes curriculares para a formação de professores da educação básica. Valendo-se da abordagem qualitativa (MEKSENAS, 2003; CANDAU, 2000) como horizonte epistemológico, discute-se sobre a relação entre currículo, educação e cultura, compreende-se o perfil dos ingressantes dos cursos de licenciatura e busca-se entender os espaços e os tempos destinados à ampliação cultural dos graduandos. Para tanto, debate-se sobre uma experiência de formação inicial, no curso de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de Santa Catarina, mediante a apreciação de algumas ações curriculares: atividades complementares, programas de curso/ensino e práticas de estágio curricular supervisionado. A partir dessa discussão, concebe-se a formação cultural dos futuros profissionais da educação como uma ação contínua e entende-se que, ao destinar tempo e espaço para a ampliação do repertório cultural dos licenciandos, os cursos de pedagogia contribuem para a promoção e o desenvolvimento da pessoa humana e, em última análise, para o fortalecimento da escola básica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-10-29
Cómo citar
Abreu, G. S. A., & Bazzo, J. L. dos S. (2015). “Currículo e Cultura” ou sobre a formação de professores nos cursos de pedagogia. Educação Em Foco, 20(2), 269–288. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019644
Número
Sección
Outras Contribuições
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.