Montaigne: filosofia e educação para a vida
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620152019639Palabras clave:
Montaigne, Filosofia da Educação, História da Educação.Resumen
A partir de um levantamento em diversos livros de história da educação, de autores nacionais e estrangeiros, procuro analisar o lugar neles ocupado por Michel de Montaigne, ou seja, quais os principais aspectos de suas ideias são enfatizados em cursos de formação de professores. Concluo que as ideias mais estritamente pedagógicas dos Ensaios, expressas nos capítulos Pedantismo e Da educação das crianças, têm uma razoável divulgação. Entretanto, outras formulações como as epistemológicas ou acerca da diversidade cultural, que poderiam ser muito estimulantes para a formação do futuro docente, pouca ou quase nenhuma presença têm naquelas obras.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-10-29
Cómo citar
Lemgruber, M. S. (2015). Montaigne: filosofia e educação para a vida. Educação Em Foco, 20(2), 147–168. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019639
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.