Montaigne: filosofia e educação para a vida

Autores

  • Márcio Silveira Lemgruber

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620152019639

Palavras-chave:

Montaigne, Filosofia da Educação, História da Educação.

Resumo

A partir de um levantamento em diversos livros de história da educação, de autores nacionais e estrangeiros, procuro analisar o lugar neles ocupado por Michel de Montaigne, ou seja, quais os principais aspectos de suas ideias são enfatizados em cursos de formação de professores. Concluo que as ideias mais estritamente pedagógicas dos Ensaios, expressas nos capítulos Pedantismo e Da educação das crianças, têm uma razoável divulgação. Entretanto, outras formulações como as epistemológicas ou acerca da diversidade cultural, que poderiam ser muito estimulantes para a formação do futuro docente, pouca ou quase nenhuma presença têm naquelas obras.

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Biografia do Autor

Márcio Silveira Lemgruber

Professor e pesquisador da linha TICPE do PPGE da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, onde orienta doutorandos e mestrandos. Doutor em Educação pela UFRJ, 1999. Mestre em Educação pelo IESAE/FGV RJ, 1990. Professor Associado aposentado da Faculdade de Educação da UFJF, onde integrou a coordenação do Projeto Veredas e do curso Pedagogia UAB/UFJF. Organizou, juntamente com Renato José de Oliveira, o livro Teoria da Argumentação e Educação (Ed. UFJF, 2011). Email: mslemgruber@gmail.com

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Publicado

2015-10-29

Como Citar

Lemgruber, M. S. (2015). Montaigne: filosofia e educação para a vida. Educação Em Foco, 20(2), 147–168. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019639

Edição

Seção

Artigos