Problemas e Desafios para a Produção do Conhecimento em Educação: Fundamentos Filosóficos
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620152019636Palabras clave:
Conhecimento, Educação, Verdade, Paradigmas.Resumen
Examinamos, neste artigo, a importância dos fundamentos filosóficos para a produção do conhecimento em educação perpassando aspectos do racionalismo, do empirismo e de discussões em torno dos paradigmas, no sentido de explicitar que a insegurança deve ser assumida, de forma segura e rigorosa, nos tempos atuais, para a produção do conhecimento educacional. A discussão sobre os problemas e desafios para a produção do conhecimento educacional reivindica que se questione, inicialmente, a própria noção de conhecimento. No entanto, esta noção é tão problemática que, por meio da interpretação, Friedrich Nietzsche (1844-1900) enfatiza os riscos de se assumir a verdade como universal e derradeira. O conhecimento, a experiência e os paradigmas dizem respeito a aspectos que fundamentam as discussões sobre os desafios para a produção do conhecimento em educação. A interpretação, em especial, o cuidado em não assumir a verdade como dogmática, refere-se ao principal desafio e problema para a produção do conhecimento em educação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-10-29
Cómo citar
Mendonça, S. (2015). Problemas e Desafios para a Produção do Conhecimento em Educação: Fundamentos Filosóficos. Educação Em Foco, 20(2), 71–94. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019636
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.