Conversações com adolescentes na escola: bullying ou mal estar nas relações?

Autores/as

  • Luciana Gageiro Coutinho
  • Bruna Osorio Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620152019631

Palabras clave:

Adolescentes, Escola, Bullying.

Resumen

O presente artigo é fruto de uma pesquisa sobre a adolescência e o laço social, mais especificamente, sobre os adolescentes e o laço educativo nos contextos contemporâneos. Nosso trabalho de campo foi orientado pelo método da pesquisaintervenção, no qual realizamos grupos de conversação com alunos e professores de uma escola da rede pública situada no município de Niterói. Neste artigo, centramos nossa análise no material proveniente dos grupos de conversação com adolescentes do 8º e 9º ano, refletindo sobre os laços sociais estabelecidos no universo escolar, levando em conta questões pertinentes ao contexto sociocultural mais amplo. A presença da violência e da intimidação constante nas relações entre os alunos, bem como entre alunos e professores, nos leva a questionar o conceito de “bullying”, tal como vem sendo eminentemente propagado no campo acadêmico e midiático. Em contraposição, trazemos para essa discussão, sustentada no âmbito de um diálogo das ciências sociais com a psicanálise, o enfraquecimento da palavra e dos pactos nas relações sociais contemporâneas, o que se reflete em relações sociais sempre tensas e em diversas manifestações de violência nas escolas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Gageiro Coutinho

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) com bolsa-sanduíche (CNPQ) em 249 Paris VII. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde integra o grupo de pesquisa Subjetividade, Educação e Cultura (NUPES). É também pesquisadora associada ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC) da UFRJ. É psicanalista, membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Sua área de pesquisa e atuação concentra-se em Psicanálise e Educação, na interface com outras áreas das ciências humanas e sociais, com ênfase na questão da adolescência no contemporâneo, tanto do ponto de vista teórico quanto institucional e clínico. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: adolescência, educação, psicanálise e novas formas de intervenção. E-mail: lugageiro@uol.com.br

Bruna Osorio Oliveira

Graduada em psicologia na Universidade Federal Fluminense, bolsista de iniciação científica 2010/2012. E-mail: bru.osorio@hotmail.com

Publicado

2016-04-29

Cómo citar

Coutinho, L. G., & Oliveira, B. O. (2016). Conversações com adolescentes na escola: bullying ou mal estar nas relações?. Educação Em Foco, 20(1), 205–228. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019631

Número

Sección

Outras Contribuições