A Documentação Pedagógica como instrumento de formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462016019543Resumen
Este artigo tem por objetivo explicitar a contribuição da prática do registro e da documentação pedagógica nos processos de formação contínua em serviço de professores, com base em estudo de caso realizado em uma escola municipal de educação infantil de São Paulo. Partimos do conceito de documentação pedagógica como atividade de recuperação, escuta e reelaboração da experiência por meio da narração de um percurso e da explicitação de pressupostos das escolhas realizadas. Como resultados, apontamos para a historicidade das práticas de registro e documentação construídas pelo coletivo institucional em sua interação com os desafios concretamente vivenciados pelos sujeitos. O registro e a documentação pedagógica possibilitam a construção de memória e autoria, a reflexão sobre as práticas, a comunicação e a aproximação às famílias, favorecendo os processos formativos.
Palavras-chave: registro de práticas – documentação pedagógica – formação contínua – formação em serviço – desenvolvimento profissional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.