A Documentação Pedagógica como instrumento de formação profissional

Autores

  • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Maria Isabel de Almeida Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462016019543

Resumo

Este artigo tem por objetivo explicitar a contribuição da prática do registro e da documentação pedagógica nos processos de formação contínua em serviço de professores, com base em estudo de caso realizado em uma escola municipal de educação infantil de São Paulo. Partimos do conceito de documentação pedagógica como atividade de recuperação, escuta e reelaboração da experiência por meio da narração de um percurso e da explicitação de pressupostos das escolhas realizadas. Como resultados, apontamos para a historicidade das práticas de registro e documentação construídas pelo coletivo institucional em sua interação com os desafios concretamente vivenciados pelos sujeitos. O registro e a documentação pedagógica possibilitam a construção de memória e autoria, a reflexão sobre as práticas, a comunicação e a aproximação às famílias, favorecendo os processos formativos.

 

Palavras-chave: registro de práticas – documentação pedagógica – formação contínua – formação em serviço – desenvolvimento profissional.

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Publicado

2016-02-21

Como Citar

Marques, A. C. T. L., & Almeida, M. I. de. (2016). A Documentação Pedagógica como instrumento de formação profissional. Educação Em Foco, 269–288. https://doi.org/10.22195/2447-52462016019543

Edição

Seção

Artigos