“VOCÊ ACHA MAIS IMPORTANTE A ESCOLA DAR AULA DE MATEMÁTICA OU DE EMPATIA?”
AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO DISCURSO JORNALÍSTICO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44476Abstract
As competências socioemocionais emergem a partir de estudos realizados no âmbito da psicologia comportamental aplicada a corporações empresariais. O foco consiste em examinar e aferir as emoções dos trabalhadores, de modo a torná-los mais produtivos e satisfeitos. No contexto educacional, busca-se correlacionar o desenvolvimento das emoções com o rendimento escolar e com as competências requeridas no mundo do trabalho. Assim, a escola é conduzida a preparar esses jovens para serem inseridos num contexto marcado pela competição, pela ênfase no desempenho individual e pela busca do sucesso. Partindo disso, este artigo examina a produção de discursos jornalísticos sobre as competências socioemocionais e as articulações com a racionalidade neoliberal. O corpus constitui-se por enunciados extraídos de dez textos publicados em jornais brasileiros de 2021 a 2024. O estudo segue a abordagem arquegenealógica conforme a perspectiva teórico-metodológica de Michel Foucault. As análises foram organizadas a partir de cinco regularidades discursivas presentes no corpus, a saber: a) as vozes autorizadas a falar sobre as competências; b) a recente inserção dessas competências na escola brasileira; c) o papel das competências na construção do capital humano dos alunos; d) a falta de formação de professores para atuar nessa perspectiva; e) a implementação do currículo por competências no município de Sobral/CE. De modo geral, foi possível constatar que as matérias jornalísticas se sustentam em vozes de sujeitos e instituições que enunciam do lugar do setor empresarial e/ou financeiro e, desse modo, se depreende que o manejo das competências socioemocionais visa a fins prioritariamente utilitaristas.
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