EDITORIAL (Vol.27, Fluxo Contínuo, 2022)

Authors

  • Paulo Henrique Dias Menezes

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37341

Abstract

Depois de mais de dois anos de um mundo assolado pela pandemia da COVID-19, eis que 2022 surge com o alento de dias melhores que estão por vir. Graças ao incansável esforço de uma grande comunidade de pesquisadores, as vacinas e os conhecimentos advindos de diversas pesquisas permitem hoje enfrentarmos essa doença com mais segurança e tranquilidade.
Nesse contexto, a revista Educação em Foco reafirma o seu compromisso com a ciência e com a divulgação do conhecimento científico, oportunizando acesso gratuito a artigos de qualidade a pesquisadores, educadores e a todas as pessoas comprometidas com as questões educacionais. Sabemos que, neste momento, os desafios serão enormes para recuperar um sistema educacional terrivelmente fragilizado pela pandemia. Mas temos confiança no esforço coletivo e no trabalho minucioso de cada um de nossos colaboradores que reafirmam conosco os princípios que norteiam as diretrizes da Educação em Foco:
I respeito à diversidade, à dignidade e aos direitos fundamentais da pessoa humana;
II liberdade de pensamento;
III independência política;
IV pluralismo de ideias e concepções educacionais;
V democratização do acesso à informação;
VI busca pela qualidade, eficiência e excelência em suas ações;
VII gestão democrática.
Mesmo com tantas dificuldades, finalizamos o ano de 2021 com a publicação de 92 artigos distribuídos em um número em fluxo contínuo e em quatro dossiês temáticos, entre os quais destacamos os “Cem Anos de Paulo Freire, Sempre Presente!”. Falar de Paulo Freire é falar de esperança, e “esperança” é a palavra que enseja o tempo presente. Esperança revolucionária que não se acomoda, que não espera, que movimenta e nos incita a lutar por dias melhores.
É com essa esperança que celebramos o lançamento do volume 27, em fluxo contínuo, da Educação em Foco, reafirmando o nosso comprometimento com toda a comunidade de pesquisadores e educadores, na qualificação dos debates frente às crescentes exigências e desafios da educação no Brasil e no mundo.

Equipe Educação em Foco

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-03-15

How to Cite

Menezes, P. H. D. (2022). EDITORIAL (Vol.27, Fluxo Contínuo, 2022). Educação Em Foco, 27(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37341

Issue

Section

Apresentação