AS TDICS NO CAMPO DE ATUAÇÃO SOCIAL VIDA PÚBLICA

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO TEXTUAL LINHA DO TEMPO COM O CANVA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36379

Abstract

Este artigo traz um estudo realizado a partir do desenvolvimento de uma sequência didática do gênero textual Linha do tempo, em meio ao agir discursivo do campo de atuação Vida Pública, elencado na BNCC (BRASIL, 2018), e as novas dinâmicas de interação social provocadas pela imersão nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs. Para isso, recorreu-se a uma proposta experimental, de abordagem qualitativa, contemplando a avaliação do relato da prática e a análise de textos produzidos por discentes no aplicativo digital Canva. Notou-se, com a vivência de percursos formativos com a leitura de textos históricos e legislativos sobre a conquista dos direitos da mulher na sociedade e a produção do gênero Linha do tempo, uma acentuada adesão dos discentes à temática e a facilidade com o Canva que, consequentemente, aponta que a proposta favoreceu ações protagonistas dos estudantes no campo Vida Pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PROCADI e do Mestrado Profissional em Rede - PROFLETRAS, ambos da UPE. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (CNPq/UPE).

Andressa de Oliveira Muniz , Universidade de Pernambuco

Graduanda em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola na Universidade de Pernambuco campus Petrolina, Pernambuco, Brasil.  

Sara de Jesus Pereira de Souza , Universidade de Pernambuco

Graduanda em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola na Universidade de Pernambuco campus Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Published

2021-12-22

How to Cite

Karlo-Gomes, G., Muniz , A. de O. ., & Souza , S. de J. P. de . (2021). AS TDICS NO CAMPO DE ATUAÇÃO SOCIAL VIDA PÚBLICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO TEXTUAL LINHA DO TEMPO COM O CANVA . Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26071. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36379