PERGUNTAS DE LEITURA E RESPONSIVIDADE ARGUMENTATIVA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36355Abstract
Este estudo tem por objetivo verificar em que aspectos a perspectiva teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura, para o gênero discursivo poema, contribui com o desenvolvimento da compreensão leitora e das representações da réplica argumentativa dos estudantes da 3.ª série, do Ensino Médio. Para isso, foram elaborados materiais de leitura, segundo os princípios da ordenação e sequenciação de leitura, para os participantes da pesquisa, alunos da 3ª série, realizando, a princípio, um estudo diagnóstico, seguido de atividades de intervenção junto aos alunos, para a construção efetiva de uma responsividade argumentativa/contrapalavra. Trata-se de um estudo de caso, situado no âmbito da Linguística Aplicada, a partir de estudos sobre leitura, em perspectiva interacionista da linguagem. A análise dos dados demonstra a efetividade do trabalho com as perguntas ordenadas e sequenciadas, a possibilitar ao aluno-leitor a construção de uma responsividade ativa-crítica-autoral, uma Resposta Argumentativa, diante da leitura de informações explícitas e/ou presumidas.
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