A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.20071Keywords:
Banco Mundial. Parceria Público-Privado. Formação dos ProfessoresAbstract
Este artigo objetiva traçar reflexões sobre a parceria público-privada a partir da influência do Banco Mundial nas políticas públicas para a formação docente. Expõe os desdobramentos da reforma do Estado brasileiro, que incide nas parcerias público-privadas, intensificadas a partir da década de 1990. Discorre sobre o relatório do Banco Mundial “Professores Excelentes: Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe”, documento desse estudo, analisado pelo viés crítico. O resultado demonstra a indução no relatório para a parceria público-privada por meio de ONG, inspirado nos moldes neoliberais, consequentemente uma educação para atender as demandas do capital.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.