A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL

Authors

  • Márcia Ângela Patrícia UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA-UNIR
  • Rosângela de Fátima Cavalcante França Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.20071

Keywords:

Banco Mundial. Parceria Público-Privado. Formação dos Professores

Abstract

Este artigo objetiva traçar reflexões sobre a parceria público-privada a partir da influência do Banco Mundial nas políticas públicas para a formação docente. Expõe os desdobramentos da reforma do Estado brasileiro, que incide nas parcerias público-privadas, intensificadas a partir da década de 1990. Discorre sobre o relatório do Banco Mundial “Professores Excelentes: Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe”, documento desse estudo, analisado pelo viés crítico. O resultado demonstra a indução no relatório para a parceria público-privada por meio de ONG, inspirado nos moldes neoliberais, consequentemente uma educação para atender as demandas do capital.

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Author Biographies

Márcia Ângela Patrícia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA-UNIR

Doutoranda do Programa de Pós Graduação da UEM (DINTER UEM/UNIR) 2017-2021. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, 2015. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, 2004. Atualmente é professora Assistente II, da Universidade Federal de Rondônia. 

Rosângela de Fátima Cavalcante França, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1998).  Atualmente é Professora Adjunta l - DE da Universidade Federal de Rondônia, 

Published

2021-08-04

How to Cite

Patrícia, M. Ângela, & Cavalcante França, R. de F. (2021). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL. Educação Em Foco, 26(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.20071

Issue

Section

Artigos