FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO NA GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.20060

Keywords:

Estado. Federalismo. Políticas educacionais

Abstract

Este estudo teve como objetivos: conceituar e caracterizar o Estado federal e as especificidades do federalismo à luz das Constituições republicanas; apresentar aspectos teóricos acerca da repartição de competências em matéria de educação no Brasil. A metodologia adotada foi a qualitativa, descritiva e interpretativa, com base na pesquisa bibliográfica. O projeto de educação do Estado federativo brasileiro tem sido marcado por um perfil ora democrático ora centralizador, sem, contudo, esquecermos que as matrizes liberal e neoliberal são suficientemente fortes para impactar nas formas tradicionais de soberania do Estado, nos campos social, político, econômico e, também, das políticas educacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre); realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Joaçaba). Professora DE da Universidade Estadual do Piauí no curso de Pedagogia.

Published

2021-08-04

How to Cite

Ribeiro, R. M. da C. (2021). FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO NA GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Educação Em Foco, 26(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.20060

Issue

Section

Artigos