FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO NA GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.20060Keywords:
Estado. Federalismo. Políticas educacionaisAbstract
Este estudo teve como objetivos: conceituar e caracterizar o Estado federal e as especificidades do federalismo à luz das Constituições republicanas; apresentar aspectos teóricos acerca da repartição de competências em matéria de educação no Brasil. A metodologia adotada foi a qualitativa, descritiva e interpretativa, com base na pesquisa bibliográfica. O projeto de educação do Estado federativo brasileiro tem sido marcado por um perfil ora democrático ora centralizador, sem, contudo, esquecermos que as matrizes liberal e neoliberal são suficientemente fortes para impactar nas formas tradicionais de soberania do Estado, nos campos social, político, econômico e, também, das políticas educacionais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.