A VIVÊNCIA COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19886Keywords:
Vivência, teoria histórico-cultural e cartografia escolar.Abstract
O artigo se propõe a discutir o conceito de vivência nas obras de Vigotski. Esta palavra é uma tradução da língua portuguesa para o vocábulo russo perejivanie. Acreditamos que a geografia pode se apropriar desse conceito no desenvolvimento de uma metodologia para a cartografia escolar. Defendemos o mapa na perspectiva da ferramenta cultural cujo princípio seria mediar à relação do homem com a natureza, compreendendo que esta relação é carregada de cultura e historicidade num cenário de permanente criação. Trabalhamos com a metodologia dos mapas vivenciais para mapear a relação do sujeito com o meio, entendendo que esta relação forma uma unidade, pois todo aluno estuda em determinado lugar que o constitui enquanto cidadão.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.