ARTE/EDUCAÇÃO

MOVIMENTOS E RESISTÊNCIAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19858

Keywords:

Políticas públicas, Arte/Educação, Currículo

Abstract

Este artigo visa analisar os movimentos de continuidade e descontinuidade nas políticas públicas de educação e seus imbricamentos no currículo da Educação Básica, especificamente no componente curricular – Arte. A abordagem metodológica teve suas bases na pesquisa bibliográfica e na análise documental, pautando-se nas Leis n.º 5.692/71 e n.º 9.394/96, nos documentos oficiais – Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular, além de autores que subsidiaram as discussões. A análise apontou a necessidade de conhecermos as Leis, os documentos oficiais, nos engajando nas políticas públicas. Também sinalizou a importância de conhecermos a história da Arte/Educação, incluindo a educação formal e não-formal e seus desdobramentos nas práticas educativas atuais. Ficou evidente na pesquisa que a ética, a estética e a política são balizadoras de uma educação legitimada na solidariedade e no viver junto. Mostrou ainda que o diálogo entre escola e universidade é imprescindível para a articulação entre formação inicial, continuada e práticas humanizadoras, enfatizando os processos de aprendizagem e as sensibilidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Professora/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade de Joinville (UNIVILLE), Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Professora/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade de Joinville (UNIVILLE), Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Carla Clauber da Silva, Universidade da Região de Joinville

Professora/pesquisadora na Secretaria de Educação do Município de Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Published

2021-09-01

How to Cite

Pillotto, S. S. D., Voigt, J. M. R., & da Silva, C. C. (2021). ARTE/EDUCAÇÃO: MOVIMENTOS E RESISTÊNCIAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. Educação Em Foco, 26(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19858

Issue

Section

Artigos