CENÁRIO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO DO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462017019747Keywords:
Biblioteca Escolar, Escola do Campo, Sujeitos, Acervo, EspaçoAbstract
Trata de análise do cenário da biblioteca escolar (BE) da escola pública estadual do campo no Estado do Paraná. A pesquisa se utiliza de questionário junto aos 435 (20,51%) dos estabelecimentos de ensino públicos estaduais do campo, de um universo de 2.120 (100,00 %), com o retorno de 355 (81,60%) questionários das escolas. Apresenta dados sobre a BE das escolas do campo, seus sujeitos. Caracteriza o espaço, acervo e o perfil do trabalhador da BE. Identifica as práticas de uso da BE por estudantes, professores e comunidade. Considera que toda BE se relaciona com uma conjuntura mais ampla, a escola, a educação e a sociedade, daí a necessidade da luta, pelos sujeitos “usuários”, para conquista e fazer uso da BE no contexto do campo com protagonismo. Argumenta a atualidade da biblioteca escolar no campo e a necessidade da pesquisa educacional na área e, a constituição de políticas públicas e práticas pedagógicas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-12-28
How to Cite
Gehrke, M., & Bufrem, L. S. (2017). CENÁRIO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO DO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ. Educação Em Foco, 32–57. https://doi.org/10.22195/2447-52462017019747
Issue
Section
Artigos
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.