As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação para todos

Authors

  • Amaralina Miranda Souza

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462015019688

Keywords:

Tecnologias. Educação. Mediação. Ensino e Aprendizagem.

Abstract

Ao refletir sobre a utilização da tecnologia na educação, devemos considerar a colaboração que a educação dá às melhorias sociais e como a tecnologia é importante como instrumento para alcançar estes fins, desde que seus usuários se utilizem dela para conduzir finalidades e valores adequados à sua realidade. Nesse sentido é necessário pensar uma escola que, efetivamente, acolha a todos os alunos e seja administrada de uma forma a favorecer os diferentes processos de ensino e de aprendizagem. O sucesso do processo educacional está diretamente ligado à possibilidade de se reconhecer as diferenças que existem na sala de aula e aceitá-las, respeitando estas diferenças e oportunizando os recursos necessários para que todos os alunos tenham acesso a todos os níveis de ensino. Esse artigo traz reflexões sobre o uso das tecnologias como apoio ao trabalho do professor para responder à diversidade de demandas educacionais dos alunos. Apresenta considerações sobre as Tecnologias Assistivas (TA) e o Software Educativo (SE) Hércules e Jiló, construídos para apoiar o trabalho do(a) professor(a) na construção de novas estratégias pedagógicas, voltadas para o atendimento às necessidades educacionais específicas de todos os alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Amaralina Miranda Souza

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Educación a Distancia – UNED – Espanha (2006). Mestre em Educação Especial, pela Universidade de Salamanca – Espanha (2000). Especialista na área da Educação Especial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ – 1980) e na área da Educação à Distância, pelo Instituto Íbero Americano de Educación a Distância – IUED/UNED – Espanha (2000). Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1977). Tem experiência em atendimento clínico e terapêutico de crian- ças e jovens com dificuldades de aprendizagem e na área de Educação, com ênfase na Educação Especial, inclusão e aprendizagem multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Tecnologia Educativa aplicada à Educação Inclusiva e Pedagogia Hospitalar. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade de Brasília, atua na Faculdade de Educação como professora da área da Educação Especial e Inclusiva e professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado). É Membro Titular do Conselho de Informática da UnB. Resolução da Reitoria da Universidade de Brasília Nº 79/2009 e exerce a função de vice – coordenadora da Cátedra UNESCO de Educação a Distância da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Published

2015-02-24

How to Cite

Souza, A. M. (2015). As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação para todos. Educação Em Foco, 349–366. https://doi.org/10.22195/2447-52462015019688

Issue

Section

Artigos