As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação para todos
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462015019688Keywords:
Tecnologias. Educação. Mediação. Ensino e Aprendizagem.Abstract
Ao refletir sobre a utilização da tecnologia na educação, devemos considerar a colaboração que a educação dá às melhorias sociais e como a tecnologia é importante como instrumento para alcançar estes fins, desde que seus usuários se utilizem dela para conduzir finalidades e valores adequados à sua realidade. Nesse sentido é necessário pensar uma escola que, efetivamente, acolha a todos os alunos e seja administrada de uma forma a favorecer os diferentes processos de ensino e de aprendizagem. O sucesso do processo educacional está diretamente ligado à possibilidade de se reconhecer as diferenças que existem na sala de aula e aceitá-las, respeitando estas diferenças e oportunizando os recursos necessários para que todos os alunos tenham acesso a todos os níveis de ensino. Esse artigo traz reflexões sobre o uso das tecnologias como apoio ao trabalho do professor para responder à diversidade de demandas educacionais dos alunos. Apresenta considerações sobre as Tecnologias Assistivas (TA) e o Software Educativo (SE) Hércules e Jiló, construídos para apoiar o trabalho do(a) professor(a) na construção de novas estratégias pedagógicas, voltadas para o atendimento às necessidades educacionais específicas de todos os alunos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-24
How to Cite
Souza, A. M. (2015). As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação para todos. Educação Em Foco, 349–366. https://doi.org/10.22195/2447-52462015019688
Issue
Section
Artigos
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.