A avaliação no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462015019670Keywords:
Alfabetização. Avaliação. PNAIC.Abstract
Neste artigo é abordada a avaliação no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Na primeira seção do texto são discutidas as orientações sobre a avaliação interna à escola, oferecidas pelos materiais de formação do Pacto, com ênfase na dimensão processual e no necessário envolvimento dos diferentes atores da cena educacional com as práticas avaliativas. Na segunda seção é abordada a avaliação externa à escola, a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA – instituída como parte das ações do Pacto. São apresentados os princípios que fundamentam essa avaliação, os instrumentos utilizados para efetivá-la e seus limites e possibilidades. O conceito de validade dos testes utilizados em avaliações em larga escala é problematizado nessa segunda seção, buscando-se ampliá-lo para se pensar, para além da validade psicométrica, a validade de realiza- ção da própria avaliação, diretamente relacionada aos modos de apropriação de seus resultados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-24
How to Cite
Micarello, H. A. L. da S. (2015). A avaliação no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Educação Em Foco, 63–79. https://doi.org/10.22195/2447-52462015019670
Issue
Section
Artigos
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.