Currículo no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: os direitos de aprendizagem em discussão
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462015019668Keywords:
Alfabetização. Currículo. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Abstract
O objetivo deste artigo foi analisar as aproximações e os distanciamentos entre as tendências presentes em propostas curriculares brasileiras e as orientações presentes nos materiais de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Foi realizada análise documental do material de formação do Pacto pela Alfabetização, com base na qual foram feitas as comparações com os dados obtidos em uma pesquisa anterior coordenada por Leal e Brandão, em 2012, de análise de propostas curriculares. Os resultados evidenciaram aproximações entre o que é proposto nas propostas curriculares e as orientações do Programa analisado. No entanto, foram encontradas diferenças relativas, sobretudo, à ênfase dada às finalidades da alfabetização. No programa de formação a concepção de alfabetização aparece como processo de apropriação da leitura e da escrita em uma perspectiva de ampliação cultural e de ação sobre o mundo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-24
How to Cite
Leal, T. F. (2015). Currículo no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: os direitos de aprendizagem em discussão. Educação Em Foco, 23–44. https://doi.org/10.22195/2447-52462015019668
Issue
Section
Artigos
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.