INTENCIONALIDADES PRESCRITIVAS, SENTIDOS NEGOCIADOS: SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PARFOR EM CODÓ-MA (2010-2014)

Autores

  • José Cláudio Sooma Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19570

Palavras-chave:

Formação de Professores, História da Profissão Docente, História da Educação

Resumo

O artigo sistematiza alguns aspectos que foram explorados numa investigação sobre o Curso de Formação Docente - PARFOR no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/Campus Codó). Considerando a existência de intencionalidades disciplinares e prescritivas que estiveram (e permanecem) presentes nessa política pública implementada pelo Governo Federal, este estudo tencionou problematizá-las em função, também, das lógicas circunstanciais construídas, das fabricações, das produções e dos usos que foram empreendidos pelos professores cursistas a partir daquilo que, em termos estratégicos, lhes fora imposto pelo PARFOR. As problematizações realizadas a partir da análise de seus direcionamentos e dos possíveis sentidos que foram atribuídos pelos professores cursistas, indiciados em situações entrevistas, sinalizam para a importância de se pensar essa experiência formativa como uma prática social e um campo de disputas.

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Biografia do Autor

José Cláudio Sooma Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fundamentos da Educação; História da Educação.

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Publicado

2018-08-03

Como Citar

Silva, J. C. S. (2018). INTENCIONALIDADES PRESCRITIVAS, SENTIDOS NEGOCIADOS: SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PARFOR EM CODÓ-MA (2010-2014). Educação Em Foco, 23(2), 452–471. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19570

Edição

Seção

Artigos